Friday, February 8, 2008

7 questions with Vera de Deus


Vera de Deus (Velu) autora do blog Maktub: "Pequenas grandes coisas que me assaltam... me divertem, me entristecem."




1.Quando começou o teu blog? Como foi?

Resposta – Começou há muito tempo…eu acho!
Só que, não se chamava “blog”!
Idealizava um espaço, onde pudesse escrever, escrever, sem ter de pedir autorização a ninguém sem ter de me sujeitar a regras e preceitos, sem ter de pagar nem receber para publicar e, sobretudo, sem ter de ser censurada. Tentava criá-lo, mas nunca conseguia tirá-lo da mente e do papel. Nem nome tinha!
Depois, anos mais tarde, tive contacto com alguns blogs brasileiros, que achei muito interessantes, mas nem assim tentei saber como funcionava…só vim a fazer isso, quando conheci alguns blogs cv.
E… foi o Kizo, do Multime(r)dia, quem me guiou nos primeiros passos. Como já tinha muita coisa escrita, foi rápido.
O Maktub, nasce então, a…….de 2006.
Tks uma vez mais, irmão!

2. De onde vêm a inspiração dos teus posts?

Resposta - Inspiração? Hum……não sei se será bem inspiração….
Escrevo imenso, sobre tudo e sobre nada. Aí, por vezes escolho algumas coisas que posso “postar”. De tempos em tempos, publico um de meus poemas, só para quebrar um pouco o ritmo diário.
Mas, é claro, que existem posts que são fruto de algum estado de espírito…normalmente, provêm de situações pontuais que já aconteceram, vão acontecer, ou mesmo que estão acontecendo. Na maioria, situações de pura indignação, face às quais me sinto impotente porque isolada, e considero que de uma forma ou de outra, a escrita há de me servir de alento. “Alguém há de ler…e, se não der em nada, pelos menos fica registado…”


3.No outro dia li que partilhar é um acto inatural para o ser humano, talvez não para um blogger como tu: o que te empurra a publicar???

Resposta – Antes de te responder, devo dizer-te que não concordo com essa teoria da “inaturalidade” da partilha… porém, é só a minha opinião.
O acto de publicar para mim, é antes de tudo, a etapa final da minha escrita. O intuito primeiro, nunca é o de publicar… no entanto, a partir do momento em que o faço, estou ciente da partilha que esse gesto traz. A partilha, torna-se, desse modo, relativa. Satisfaz-me, por vezes, partilhar certas inquietudes. De inicio, julguei mesmo que o Maktub não iria interessar a muita gente, dada a sua estrutura e conteúdo, já que se tratava mais do meu espaço de divagações. Com o decorrer do tempo, fui recebendo inputs de encorajamento, que me levaram inclusive, a pensá-lo de outra forma. Hoje, ele já não é aquilo que desenhei inicialmente. Ele se tornou um espaço público!

4. Ter um blog faz diferença na vida das pessoas? O que mudou em ti? E nas pessoas que te seguem?

Resposta – Depende… para quem gosta de escrever, não julgo que traga muita diferença, a não ser pelo prazer que sente em “arrumar” seu trabalho. Para quem gosta de publicar e criar interacção, a coisa já é outra! Mas quando um post consegue trazer alguma reflexão, ou consegue aliviar as tensões do dia cativando as atenções de quem o lê, há necessariamente, uma diferença que se vai produzir. Quanto mais não seja, pela vontade que se cria em dar continuidade à linha traçada.
Uma coisa é certa: a vontade de escrever, de estar por dentro de tudo o que os outros blogueiros produzem, muda qualquer coisa na nossa rotina do dia a dia, concerteza!
Em mim, mudou minhas noites. Hoje em dia, não dispenso uma ronda por alguns dos blogs que mais me cativam.
Nas pessoas que me seguem? Aí, fica difícil, né? Será que alguém me segue? Duvido! Há muita gente que passa no Maktub, mas me seguir….


5. Que posts gostarias de ter publicado em 2007 e não fizeste? E como será este 2008?

Resposta – xiiiiiiiiii………..tanta coisa!
Mais poemas meus, mais “Atentados Públicos” (é o nome de uma série de artigos que escrevi, com minhas indignações e reivindicações, como por exemplo, a questão do lixo, da Electra, dos chineses, etc.). Ah! Tenho um artigo em gaveta, sobre a Mentira, que era para publicar e não o fiz, pois ainda tem alguns acertos para fazer!
2008? Só os Deuses sabem! Dependerá muito também de minha energia e astral.

6. 3 coisas que os Praienses precisam saber?

Resposta
- que a União faz a Força
- que a Cidade nos pertence
- que podemos mudar certas coisas, se assim o desejarmos!

7. Qual foi o cumprimento mais bonito recebeste pelos teus posts? E de quem?

Resposta – Hummmm………deixa ver….foram tantos! He he he! Brincadeira!
Não me recordo muito bem, mas julgo que foi de um outro blogueiro, brasileiro, que muito elogiou o meu Maktub e, me pediu que não o “deletasse” nunca! Foi um elogio simples e forte!

No comments: