Friday, February 1, 2008

7 questions with Tide




Amilcar Aristides (Tide para amigos) autor do blog pedrabika.


1. Gosto muito de ti e penso que exprimes um Karma positivo. Qual o teu moto? O que te faz movimentar ao acordares?

Resposta: A certeza da existência de mais um dia cheio de novas possibilidades para construção de um futuro melhor.

2.Sei um idealista? Servem os idealistas no mundo de hoje?

Resposta: Digo que todos perseguimos ideais e que a grande onda está relacionado com o consumo ou com ideais materialistas e individualistas. O que não impossibilita que se possa sonhar um melhor futuro colectivo. O mundo vive fases ou grandes ondas e no decurso desta teremos de actualizar o discurso do que é mais à esquerda ou mais à direita ou seja a sociedade para o individuo ou o individuo para a sociedade e aí teremos de achar um termo onde posicionar-mos. Eu defendo em Cabo Verde uma sociedade mais coesa onde o colectivo é unido para fazer face aos interesses individuais. Ou tomamos uma posição colectiva forte e defendemos a nossa soberania ou somos engolidos e marginalizados no contexto da sociedade neo-liberal.

3. Reconhecido que é o teu entusiasmo nas tuas acções, recentemente seguimos um movimento cívico em que foste um dos grandes promotores (Kasu Bodi), achas que temos espaço na nossa sociedade para pensamentos e acções que transcendam a doutrina bi-partidária reinante?

Resposta: Claro, acho que a cidadania ainda não despertou. Ainda vivemos o eterno ciclo do “sufri calado”. Despertando a cidadania o debate público só tem a ganhar e consequentemente menos espaço para a política que se faz hoje em Cabo Verde. Os políticos de um modo geral, salvo excepções, dão um mau exemplo público de educação, responsabilidade social, eficiência e produtividade. Com eles o que os jovens apreendem é o desrespeito, a falta de humildade, a retórica alienante e muitas vezes a total falta de identidade e valores. Defendo que a política deve ser praticada por cidadãos sénior que tenham acumulado experiência e conhecimento para guiar os destinos do país inspirando as gerações a trabalhar para um futuro melhor em todas as áreas de actividade.

4. O que pensas dos novos media? Blogs, sites ...?

Resposta: Penso que são novas ferramentas que estão à nossa disposição e que apresentam elevado potencial mediático para as organizações e para o cidadão. Entretanto o site, por exemplo, é um ambiente de comunicação ampliado onde intervêm diferentes disciplinas e pressupõe concepção e planeamento para operacionalização eficaz em termos de funcionalidades mas principalmente de conteúdos. Actualmente vejo que isso ainda não acontece assim e temos desse modo um conteúdo disperso por vários locais na web e os sites são ainda pouco atraentes em termos de design e funcionalidades.
Com o blog acontece uma maior liberdade de publicação de ideias, divulgação de assuntos e surge como uma janela para o mundo onde se pode aproximar as várias ilhas através de uma escrita mais informal e até em crioulo com enorme potencial de fomentar as questões de cidadania, mas também de fruição de arte, intervenção política ou qualquer outro tema de interesse do cidadão. Sendo uma ferramenta a sua aplicação é diversificada havendo casos no mundo da sua aplicação no contexto empresarial.
Ou seja resta-nos utilizadores da tecnologia inovar e fazer girar ideias relacionado com essas novas ferramentas exercitando a partilha, o espírito sempre crítico, a capacidade de encaixe e argumentação, o respeito pelas ideias e obras de terceiros, aprendizado constante e dinâmica para movimentar mentalmente em cenários ampliados contendo a facilidade de dispersão.

5. Pedrabika o teu blog numa frase!

Resposta: ponto de vista a partir do ponto de ser.

6. Completa esta frase: Amilcar Cabral é :
a) Líder e Herói Nacional
b) Exemplo de cidadania e africanidade
c) Um visionário que ligou a teoria à prática.


7. Tide faz a ti mesmo uma pergunta e dá uma resposta!

Eheheheh!! O que eu espero do Presidente da Câmara Municipal da Praia?

A cidade é a maior urbe do país, concentrando ¼ da população e enquadrado na ilha maior, onde vive metade do arquipélago. Desse modo espero que a CMP tenha capacidade para acompanhar o seu crescimento, criando condições para melhorar a qualidade de vida do cidadão a todos os níveis, desde do saneamento até os níveis de usufruto e bem-estar. Desse modo espero que a CMP possa trabalhar de modo profissional, eliminando más práticas corrosivas que privilegiam alguns sacrificando os interesses colectivos.
Doutro modo que tenham capacidade de objectivar a sustentabilidade da cidade a vários níveis melhorando e actualizando normas, serviços e funcionalidades e utilidades públicas, priorizando sempre as necessidades futuras face às necessidades presentes.

Numa frase, menos populismo e mais gestão!!

No comments: