Tuesday, February 5, 2008

7 questions with Nuno Levy

Nuno Levy autor do Comunidade Online Praiacity.

1. Nuno, tenho acompanhado as tuas actividades on-line e admiro muito essa tua dinâmica que também me inspira. O que há de especial na Internet para o cidadão?

Resposta: liberdade

2. A comunidade PRAIACITY já conta com 77 membros e tende a juntar pessoas espalhadas pelo mundo que de alguma forma gostam da cidade da Praia. Além de comemorar os 150 anos da cidade, o que pensas que comunidade pode promover?

Resposta: É difícil de responder pois a comunidade inicialmente foi concebida como um centro virtual dos bloggers da praia, um dia enquanto fazia as minhas rondas pelos blogs pensei mas porque não reuni-los todos assim vai-se num só lugar e sabemos o que se passa.

150 anos é uma data histórica e estamos vivendo-a é preciso ter um papel activo e participativo pois isto é história.

3. Sigo também o teu blog (www.nunolevy.org) onde abordas temas relacionados com a tecnologia, mas na óptica do utilizador. Qual a tua visão sobre temas que envolvem educação, produtividade e as novas tecnologias?

Resposta: Neste momento histórico o que interessa é a inovação e criatividade e as empresas e organizações que souberem aproveitar das oportunidades das novas tecnologias tem a possibilidade de continuar a competir .

4. Além disso tens contribuído para a dinamização do Basket em Santiago Sul, com o blog (http://basket.nunolevy.org) que dá um verdadeiro show nas mídias tradicionais, disponibilizando informação actualizada e diversificada, permitindo aos amantes da modalidade estar por dentro do que acontece? Conta-nos mais sobre essa dinâmica?

Resposta: O blog do basket é tudo aquilo que um blogger pode querer:

  • Escrever sobre algo que o apaixona
  • Ter um público que hoje ronda os 800 mil

5. Outra coisa que noto em ti, na tua dinâmica on-line, é o uso acertado dos recursos disponíveis. O que é que as pessoas precisam saber sobre o uso de funcionalidades nos blogs ou comunidades?

Resposta: Be yourself! Eu gosto de experimentar e gosto muito do visual, por isso tento sempre comunicar com imagens.

Não penses em fazer dinheiro e lembra-te de uma coisa muito importante:

As pessoas pensam sempre em si mesmas, por isso se queres um blog de sucesso tens de dar aos outros o que eles querem, tenta fazer um blog útil que sirva verdadeiramente aos outros, sobre algo que tenhas amor e que estejas disposto a passar horas de madrugada a actualizar e fazer.

6. A chamada blogsfera tem feito algum eco das questões sociais. O que pensas do debate que acontece no ambiente virtual?

Resposta: Importante! A blogosfera é um novo meio e não deve ser confundido com os media tradicionais como a TV. Primeiro temos a interactividade, depois temos a oportunidade de comunicar a uma massa enorme de pessoas sem os custos dos media tradicionais, para além de que é o mais democrático possível.

Em Cabo Verde já sentimos a influencia da blogosfera e reparem que mais do que nunca os media tradicionais (TV, Jornais) estão indo buscar noticias aí e algumas questões sociais começaram a ser discutidas on-line para se alargarem a toda a sociedade mesma aquela grande maioria que não tem acesso Internet:

Caso por exemplo do movimento do Jaime Mota para protecção das Praias.

7. É óbvio que tens um entendimento muito pragmático da Internet, no entanto, em Cabo Verde as pessoas usam pouco e muitos que usam pouco fazem de concreto além do e-mail. O que é preciso ou o que falta para que a Internet seja assumida mais a sério, pelo cidadão, pelas empresas e outras organizações?

Resposta: Eu acho que o futuro em Cabo Verde e também no mundo é aquilo que se chama: “mobilidade extrema”, isto ter acesso à Internet num aparelho móvel.

Para usar um PC é preciso ter uma certa literacia (escrever, manipular as janelas), mas um telemóvel está ao alcance de todos (analfabetos e tudo).

A Internet confunde os líderes actuais (Empresas, Governo e Organizações) pois têm uma percepção somente e essencialmente do mundo tangível (isto é aquilo que podemos tocar com as mãos – Ruas, Prédios …), nesta nova era o que conta é o intangível (conhecimento, propriedade intelectual …) e são os novos líderes que devem levar isso para frente.

No comments: