Autora do blog Amante da Rosa, a Carla tem cativado os leitores pelo qualidade dos seus posts...
1. Sabes que sou um acérrimo seguidor do teu blog e que o venho acompanhando desde o início, mas nunca te perguntei o porquê? A razão que te levou a criar um blog?
Por mero acaso. Começou devido a uma fotografia antiga onde a minha bisavó aparece – a do 1º post – e, um pouco influenciada pelo Mindel na Coraçon, resolvi criar um blog. Também “postei” alguns textos que tinha escrito. Conforme esgotava os assuntos “sgrovetava” outros na net. Tornou-se um hobby.
2. Lembro-me de um post teu em que criticavas a forma como as pessoas utilizavam o hi5 e os propósitos de participar numa rede social do tipo. Relativamente aos blogs, achas que comunidade dos bloggers tem sabido usufruir desse meio para fazer a diferença?
Mantenho a posição em relação ao HI5. Os bloggers têm conseguido marcar a diferença pela positiva. Testemunho disso é a diversidade de blogs e os assuntos que cada um destaca. Acredito que com eles sempre se aprende (ou apreende) algo útil.
3. É essa paixão por História que te leva a publicar? Levas muito tempo a pesquisar para publicar um post?
Sempre gostei de história e estórias, é natural que os posts acabem por ir parar nesse campo. Ocasionalmente levo mais tempo a construir um ou outro post porque quero tornar a informação acessível. Não sei se consigo, fica a intenção. Os assuntos… é o que encontro. Podem existir fases, como a da “Praya” agora. Basicamente deixo-me ir… sem procurar nada de especifico. O blog dá essa liberdade.
4. A comunidade Praiacity (http://praiacity.ning.com), realizou nos últimos dias uma sondagem para eleger o melhor blog de Cabo Verde, e o teu teve uma votação na ordem dos 80% (91/103). Apesar da representatividade limitada, qual o significado que atribuis a esse facto? Sentes que tens um compromisso com os teus leitores?
Penso que houve quem conseguiu votar mais que uma vez no meu blog. Por brincadeira, picardia… sei lá. Analisa o número de comentários que o blog tem diariamente e compara com outros blogs CV e chegaras à mesma conclusão. A questão do compromisso… tenho tentado seguir os conselhos que um familiar me deu quando criei o blog: publicar sempre e sobre assuntos que possam ser úteis, que permitam aprender e evitar cair muito em introspecções. Às vezes também tenho momentos em que apetece acabar com tudo, mas passa.
5. Lembras que te disse uma vez que o teu blog devia ser publicado como um livro. O que achas da ideia?
Naa… Um blog é um blog. Não vejo a ideia a resultar em livro. Gostava é que muitos mais jovens acedessem ao “amantedarosa” para descobrir factos interessante, que estão on line, sobre a historia destas ilhas. Desperta-lhes o gosto pela pesquisa.
6. Há algum blog cabo-verdiano que gostas particularmente? Alguma razão especial?
Gosto de muitos. Visito diariamente a maior parte dos que estão no “sobrecaboverde”. Há uns que visito mais que uma vez por dia, como o Café Margoso, o meu eleito nestes últimos tempos. Tem um ritmo alucinante, a interacção com os leitores é fabulosa e a qualidade dos posts impecável - a beleza das imagens, os textos concisos, a actualidade dos temas… funciona como um todo. Um conceito que não tinha visto ainda na blogosfera CV.
7. Que ilustre visitante gostarias de ver a ler e comentar no teu blog?
Alguma admiração especial pela pessoa?
Jovens jovens e mais jovens aqui de Cabo Verde. A sensação que tenho e pelos dados do blogpatrol, é que mais de 65 por cento dos visitantes do blog estão fora de Cabo Verde. Agora… se pudesse ter algum artigo - inédito ou não - sobre Cabo Verde (na actualidade ou no passado) para poder publicar no blog, ficava muito contente. O que vier é bem-vindo, se estiver dentro do espírito do blog, seja de ilustre visitante ou de ilustre desconhecido.