Monday, July 7, 2008

Eficiencia Energetica- Nuno Gomes


7 questions with Nuno Gomes

Eng.º Nuno Gomes

Director da obra do projecto de reforço da potência instalada na nova central termoeléctrica da Praia (2 x 7.5MW).

Engenheiro Mecânico com conhecimento da ELECTRA – Empresa de Electricidade e Agua

1. Tens dado a tónica sobre a eficiência energética para resolução dos problemas que o sector atravessa em Cabo Verde. Porquê?

Porque a eficiência energética assim como a introdução das energias renováveis é o futuro, é a inteligência na utilização da energia, a boa gestão dos recursos energéticos e a sustentabilidade. Mas sendo do futuro, deverá começar já.

O termo eficiência não é sinónimo de poupança, restrição ou rigor, mas é um exercício de saciedade, da utilização racional e responsabilidade social

A introdução da política da eficiência energética, possibilita um controle do consumo energético desnecessário, ocioso, permitindo assim, um crescimento económico sustentado.

2. O que poderia ser feito pelo cidadão comum para incrementar a eficiência energética?

A eficiência energética tem que passar necessariamente por uma politica energética de rigor, com visão no futuro. A necessidade de se ter um quadro político no sector, deve-se ao facto de que a implementação da eficiência energética é extremamente complexa dado que envolve toda a sociedade, de alto a baixo.

Contudo o comum cidadão, poderá por exemplo, na escolha de equipamentos domésticos, escolher o equipamento mais eficiente, substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo, etc., etc. Também é verdade, que como alguém já disse, não é preciso que se implemente nenhuma politica para que o comum cidadão apague a luz do quarto vazio ou desligue o electrodoméstico, quando este não está em uso.


3. O que deve fazer o Estado no sentido de influenciar uma politica energética eficiente?

O estado é o “actor principal” na implementação da eficiência. O estado é o responsável pela implementação da política energética, definindo metas, promovendo o enquadramento regulamentar e legislativo, fiscalizando actos, desenvolvendo incentivos. Enfim, compete ao estado definir as grandes linhas de orientação política e medidas de maior relevância para a área da energia, ao qual inclui, obviamente a eficiência energética.



4. Fala-se muito de energias alternativas, agora mais do que nunca com o aumento do preço do petróleo. Existem alternativas energéticas em Cabo Verde? Quais? Como implementar estas alternativas?

O nosso País, tem um potencial em termos de energias renováveis elevado. Como exemplo, temos a energia eólica, energia solar que são uma excelente alternativa relativamente aos combustíveis fósseis. A implementação dessas energias alternativas deverão estar implícitas nas políticas do sector, definindo metas para a produção de electricidade com base em energias renováveis, incentivar o sector privado de modo a haver mais do que um operador promovendo a concorrência permitindo assim, o crescimento económico e diminuindo a dependência energética do exterior. É preciso fazer uma forte promoção no desenvolvimento das energias alternativas.

5. Em palavras simples, o que significam os Megawats que se ouve falar na TV e Rádio? Quando dizem por exemplo 10 Megawatts quantas casas usufruem desta energia?

O Watt, é a unidade de medida da potência eléctrica, isto é, é a unidade de potência que cada aparelho ou lâmpada requer para funcionar, o nome vem em homenagem ao físico escocês James Watt.

Actualmente, o consumo de energia na Cidade da Praia, anda à volta de 20-22MW, pelo que em termos quantitativos 10MW, é “grosso modo” metade da energia consumida na Capital.


6. Electrodomésticos queimados, Empresas paralisadas, serviços parados por falta de energia eléctrica, se fosses advogado da ELECTRA como é que defenderias estes factos?

Essa é uma pergunta difícil de responder. Acho que, se se provar que a empresa distribuidora de electricidade for responsável por equipamentos danificados a mesma se responsabiliza pelo pagamento desse equipamento.

7.Se te perguntassem: Secretaria de Estado da Energia? O que dirias?

Excelente!!!! E que tivesse à frente um Tecnocrata.